O casamento dos seus sonhos pode custar mais caro do que você imagina. Durante o planejamento da cerimônia, não é difícil encontrar noivas que desanimam ao descobrir o preço de todos os detalhes.
Para ajudar o casal que tem um orçamento limitado, vou mostrar como é possível realizar um casamento econômico sem prejudicar a qualidade e a beleza deste dia tão especial. Escolha as opções que melhor funcionarão no seu caso. Quanto mais idéias você usar, mais conseguirá economizar.

Geral
Quanto mais formal for o casamento, mais caro ele será. Leia o contrato com os fornecedores cuidadosamente antes de assiná-lo. Lembre-se de verificar se todos os itens estão de acordo com o combinado. Ao pedir um orçamento por telefone, evite dizer que é para um casamento. Os fornecedores costumam encarecer mais o preço dos produtos quando ficam sabendo deste detalhe.
Pense na possibilidade de não oferecer lembrancinhas.
Escolha um modelo de convite simples, porém elegante.
Ao invés de comprar, alugue o vestido dos seus sonhos. O primeiro aluguel é uma ótima opção e o preço, bem mais em conta.
Escolha um buquê que combine com o estilo do seu vestido. Prefira flores da estação ao invés de orquídeas ou tulipas. O mesmo vale para os arranjos de decoração.
Manda a tradição que a noiva use alguma coisa velha, alguma coisa nova, alguma coisa azul e alguma coisa emprestada. Aproveite este antigo costume para pegar emprestado o máximo de coisas que puder: o véu, as jóias etc.

Datas, Horários e Locais
Para que tudo saia de acordo com o que você imaginou, reserve com antecedência os locais da cerimônia religiosa e da festa. Certifique-se de que só haverá aumento de preço se a festa ultrapassar o limite de convidados estipulados em contrato.
Evite datas próximas aos feriados. Normalmente, os convidados já têm planos para estes dias e os serviços costumam ser bem mais caros também.
Diminua o tempo da recepção. Ao invés de utilizar o salão por um período de quatro a seis horas, prefira usá-lo por um prazo de três a quatro horas. Esta redução de horário faz o preço cair cerca de 20%. Negociando bem, pode baixar ainda mais.
Case-se pela manhã ou pela tarde. Os preços dos salões costumam ser mais caros no período noturno. Mesmo aqueles locais que já tiverem reserva para a noite, poderão reservar os horários diurnos por um custo menor para você.
Esqueça a idéia de fazer a recepção em sua própria casa. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é uma opção barata e requer o dobro de cuidados.

Família, amigos e convidados
Faça um corte na lista de convidados. Dê preferência para parentes próximos e amigos chegados. Se o orçamento permitir, acrescente outros nomes.
Evite convidar muitas daminhas e pagens. Uma única daminha é mais do que o suficiente. A etiqueta da cerimônia diz que, ao convidar as crianças para serem daminhas e pagens, você deve se oferecer para pagar a confecção ou aluguel das roupas deles.
Veja se há alguma coisa que possa ser feita por você ao invés de comprar ou pagar para que alguém faça. Sobrescritar os convites já é um bom começo. Cuidado apenas para não pegar serviço demais e aparecer com cara de cansada no seu grande dia.

Decoração e Alimentação
Se seu casamento for para poucos convidados, escolha uma igreja menor. Apenas certifique-se que todos estarão bem acomodados. Isso evita gastos desnecessários com a decoração, além de criar um ambiente mais aconchegante.
Não gaste demais com a decoração da Igreja. Deixe para caprichar na decoração da festa.
Pense na possibilidade de dividir os custos da decoração da igreja com as outras noivas que se casarão no mesmo dia que você.
Frango e massas são mais baratos do que carne vermelha e frutos do mar, e, nem por isso, menos saborosos.
Alugue o máximo de coisas que você puder.
Antes de reservar o carro, a decoração de mesas, e tantos outros itens, veja se o local escolhido para a recepção não oferece estes serviços por um preço mais baixo.
De acordo com o horário escolhido para o casamento, não é necessário oferecer um almoço ou jantar. Existem outras opções mais baratas, mas não menos elegantes como: café da manhã, brunch ou coquetel.
Mande fazer dois bolos: um decorado menor para cortar na hora das fotos e outro simples, sem decoração, para ser cortado na cozinha e servido aos convidados. Não é necessário servir outras sobremesas, o bolo já é suficiente.
Antes de notificar a quantidade de convidados ao bufê, confirme, por meio do RSVP, quem realmente irá ao casamento. Com esta medida, você não paga por quem não irá comparecer.

Transporte, música, foto e vídeo
Escolha um carro bonito, mas não precisa ser o mais caro.
Um DJ ou uma pequena banda sai mais barato do que uma banda completa ou uma orquestra.
Compre o seu próprio álbum. Os álbuns oferecidos pelos fotógrafos são, quase sempre, mais caros.
Contrate o serviço de filmagem apenas para a cerimônia. Na festa, opte somente pelo fotógrafo.
Peça fotografias simples. Fotos com tratamentos especiais como envelhecimento, múltiplas exposições e outros recursos, são sempre mais caras.

Mãos
Se tiverem manchas ou marcas, as mãos devem receber tratamento especial, pois ficarão sob as luzes dos fotógrafos.
Os esmaltes em tonalidades naturais e claros são os mais indicados para este tipo de iluminação.
As unhas devem estar com tamanho médio.

Cabelo
O cabelo é a moldura do rosto e deve enfeitá-lo de maneira natural, mas com alguns toques especiais. Os cortes ou tinturas deverão ser feitos com quatro meses de antecedência, tempo suficiente para você se habituar ao novo visual.

Depilação
Faça depilação com dois dias de antecedência. Isto evita que a pele fique vermelha ou empipocada no dia do casamento


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar