O casamento, além de uma data marcante, é uma cerimônia tradicional e rica em detalhes e protocolos que devem ser seguidos. Cabe à noiva, e a quem se dispõe a ajudá-la, muita atenção aos preparativos. Afinal, a idéia é que todo mundo se divirta no Grande Dia e que a festa transcorra sem gafes.

Nos últimos anos, tenho recebido na Marriages e no Clube das Noivas muitos e-mails de noivas querendo tirar dúvidas sobre a festa e também sobre a cerimônia. Reuni aqui as principais "angústias" que tiram o sono das noivas, desde a quantidade de doces, bebidas e salgados a serem oferecidos por pessoa, à maneira de se redigir e entregar os convites. Vamos lá:


Como calculo as bebidas da festa?

Uma garrafa de uísque para cada doze pessoas; uma de prosseco para cada duas pessoas; uma de champanhe por pessoa; uma de vinho branco para cada três convidados e uma de vinho tinto para cada quatro pessoas.

Sou obrigada a servir bebida alcoólica?

Não. Mas uma boa festa é feita da combinação de boa música com boa bebida.

Para que servem os bem-casados na festa? Qual a quantidade ideal caso sejam usados como lembrancinhas? E se forem usados junto com outros doces?

São três bem-casados por pessoa, mesmo que tenha outros doces e mesmo que haja outra lembrança. Eles são uma lembrança tradicional. Não podem faltar!

Quantos doces devo servir?

No mínimo quatro por pessoa.

E quantos salgados (em cada caso)?

No caso de um coquetel (canapés e salgadinhos): de longa duração, 12 unidades por pessoa; de curta duração, de seis a oito unidades por pessoa.

Quando começo a entregar os convites?

Para os convidados de fora da sua cidade, você deve entregar com dois meses de antecedência, o que pode ser feito pelo correio. Para os convidados da sua cidade, você deve entregar entre 45 dias e um mês antes do casamento.

Tenho que entregar todos pessoalmente?

Não. Você pode optar pelo serviço de entrega protocolada ou até motoboy.

Sou obrigada a mandar caligrafar?

Não. Mas a apresentação do convite deve ser feita de forma impecável.

Com quanto tempo devo providenciar a lista de presentes?

Uma semana antes de começar a entregar os convites.

Como devo escrever nos meus convites?

Para responder a esta dúvida, vou dar um exemplo prático. Imagine que o João da Silva Medeiros seja casado com a Maria Cristina Santos e tenha dois filhos. Um dos filhos chama-se José e mora com eles. O outro filho é casado e se chama Carlos Medeiros. Para convidar apenas o João e a Maria, o convite deve apresentar: Sr. João da Silva Medeiros e Senhora.

Para convidar o João, a Maria e o filho José, o convite deverá especificar: Sr. João da Silva Medeiros e Família. Caso você também queira convidar o filho que é casado, deve enviar um convite separado para ele, com a inscrição: Sr. Carlos Medeiros e Senhora.

Caso você queira convidar alguma amiga sua solteira, imagine essa situação. A Marina namora o Alberto. Você pode mandar um convite para cada um, caso conheça os dois, ou um convite escrito "Marina e Alberto", sem Sra., sem Sr., e sem sobrenome. Se for mandar um convite para cada, o texto deverá ser "Sra. Marina Aguiar" em um, e "Sr. Alberto Sousa" no outro.

De que lado entra a noiva? E de que lado ela fica no altar?

Entra do lado direito do pai e fica do lado esquerdo do altar, olhando de frente para o pai.

E na festa, devo cumprimentar todos os convidados?

Sim! Por educação e cortesia. É o mínimo que você pode fazer para quem se deu ao trabalho de ir lhe desejar boa sorte.

Vou casar somente na igreja, como cumprimento os convidados? Posso dar lembrancinhas?

Você pode cumprimentá-los na igreja, após a cerimônia, onde se fará uma fila para os convidados a cumprimentarem. É muito delicado oferecer uma lembrança, como um bem-casado, por exemplo.

Para que servem as daminhas? Sou obrigada a ter?

A tradição das damas e pagens vem da Antigüidade. Eles iam na frente da noiva para "enganar" os maus espíritos que quisessem jogar alguma "maldição" no casal. Hoje, eles vêm para alegrar a cerimônia, mas não é obrigatório tê-los.

Qual a diferença entre chá-de-cozinha e chá-bar?

O chá-de-cozinha é só para mulheres. No chá-bar, os rapazes também são bem-vindos.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar