A boa educação manda presentear os noivos quando se é convidado para um casamento. Mas, escolher o que dar de presente é um desafio para muitos convidados. A solução para este problema é você fazer uma lista de presentes do casamento.

Além de ajudar os convidados a escolher o presente, a lista também evita outros inconvenientes, como presentes que os noivos não gostem ou repetidos.

Normalmente, estas listas são feitas em lojas especializadas de eletroeletrônicos e utensílios domésticos. O primeiro passo para escolher em qual loja fará sua lista, é visitar todas para fazer uma pesquisa de preços, produtos e facilidades que elas oferecem para os clientes.

Alguns critérios ajudam na hora de tomar esta decisão. Avalie se a loja oferece produtos que você goste, com qualidade e a um preço acessível. Além disso, é muito importante que a loja seja de fácil acesso a seus convidados.

Verifique também se o estabelecimento oferece facilidades como local fácil para estacionar, pagamento parcelado das compras, entrega dos presentes na casa dos noivos, o embrulho e o cartão de felicitações.

Após escolher a loja, você terá que fazer uma relação dos presentes que vai querer. Escolha produtos de diferentes faixas de preço. Especifique também cor, marca e tamanho deles. Isso ajuda seus convidados a não ficar em dúvida na hora de comprar o presente.

Recomendo que deixe à disposição de seus convidados duas listas em lojas diferentes: uma de utensílios domésticos e outra de aparelhos eletroeletrônicos.

Para aqueles convidados mais ocupados, que não têm tempo para nada, algumas lojas até oferecem este tipo de serviço pela Internet.

Tome muito cuidado para não cometer uma gafe imperdoável: nunca, repito, nunca envie o cartão da loja junto com o convite de casamento. É deselegante, e, afinal, você está convidando amigos para dividir a alegria de sua união com a pessoa que você ama, e não apenas por causa do presentinho, certo?

Na maioria das vezes, os convidados costumam perguntar em que loja está sua lista. Neste caso, não há mal nenhum em dizer a eles onde a colocou.

Outra estratégia é informar mães, sogras, irmãs e amigas íntimas em que loja você colocou sua lista. Se algum convidado quiser lhe dar um presente, com certeza entrará em contato com alguém próximo ao casal para perguntar.

No caso de ganhar presentes que não escolheu, certifique-se de que o estabelecimento onde está sua lista troque presente de outras lojas. Este tipo de serviço evita transtornos como fazer uma enorme peregrinação para trocar os presentes.

Presentes mais caros como móveis, viagem de lua-de-mel ou alguns eletrodomésticos de alto custo (fogão, geladeira, freezer, entre outros) são, normalmente, oferecidos pelos padrinhos ou pais dos noivos. Exclua-os da sua lista.

Um detalhe é muito importante: quando ganhar o presente, anote no cartão quem lhe deu e o quê. Quando voltar de lua-de-mel, não esqueça de enviar um cartão de agradecimento, escrito de próprio punho, e oferecer sua nova casa aos convidados.

Este é um gesto simples e simpático que, com certeza, deixará seus convidados muito felizes!

 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar