Hoje em dia, já não é nenhum escândalo quando uma pessoa divorciada decide se casar novamente. Nada de não casar de branco ou de viver escondido, como nos tempos do desquite. Quando duas pessoas decidem dar uma segunda chance ao matrimônio, elas têm o direito de celebrar sua união com a família e os amigos como se fosse a primeira vez - afinal, você já pode ter se casado, mas não com esse noivo!

No entanto, algumas regras de etiqueta precisam ser observadas para este tipo de ocasião. Quando o primeiro casamento foi somente no civil, os noivos podem fazer a cerimônia religiosa com tudo o que têm direito. Mas se um dos noivos já foi casado no religioso, a coisa muda de figura. Os padres católicos romanos, por exemplo, são proibidos de fazer o casamento de pessoas divorciadas, uma vez que o sacramento é até que a morte os separe.

Se você quer mesmo uma bênção, pode chamar um pastor ou um juiz de paz, e fazer a cerimônia civil parecida com a religiosa. Uma cerimônia discreta com uma bênção pode até ser feita no mesmo local da recepção - um salão de festas ou em um clube, por exemplo. No convite, os nomes dos noivos vêm à frente do nome dos pais.

Quando o casal já mora junto e tem filhos, as crianças podem entrar como daminhas ou pajens (desde que tenham idade para isso, é claro!). Caso os filhos sejam do seu primeiro casamento ou do primeiro casamento do seu noivo, a situação depende da relação com o ex-marido ou ex-esposa. Cuidado para não magoar ninguém! Se existe uma convivência pacífica com os ex, eles podem ser convidados para o casamento, mas isso não é obrigatório.

O casal pode fazer lista de presente de casamento se quiser, mesmo que já more junto. Afinal, para começar nova fase na vida, nada melhor do que coisas novas. Mas, lembre-se que é muito deselegante colocar no convite onde está a lista de presentes. Deixe mães e amigos próximos avisados do local onde está a lista; deste modo, os convidados que quiserem lhe presentear podem perguntar sem ficar constrangidos.

O importante é celebrar este dia especial com carinho e se divertir!

Um beijo,


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar