Tudo está pronto e planejado e agora é só esperar ansiosamente o grande dia chegar mas, uma dúvida ainda deve pairar no ar... Devo trocar meu nome de solteira? Será que devo usar o sobrenome dele? O que tenho que providenciar se fizer esta troca? Com vou fazer com meus documentos? Você já conversou sobre com seu futuro marido sobre a idéia de usar o sobrenome dele?

Saiba que, mesmo dizendo que não se importa, na maioria das vezes os homens sentem-se imensamente honrados com a decisão da mulher em usar o sobrenome da família dele. No Brasil, é costume entre as mulheres, retirarmos o sobrenome de nossas mães (do meio) e acrescentarmos o sobrenome do marido logo após ao sobrenome dos nossos pais. Você pode, caso ache interessante e prático, apenas usar o último sobrenome dele e retirar totalmente seu sobrenome de família.

Ou caso prefira ser mais moderna, não mudar nada e continuar com seu sobrenome igual. Não existe uma regra, uma lei a respeito no Brasil. Acrescentar o sobrenome do marido ao final do nome é uma opção que historicamente surgiu quando as mulheres ainda eram consideras pela lei, pasmem, incapazes. Então após o casamento ficavam sob responsabilidade dos seus maridos. Caso opte por retirar totalmente seu sobrenome de família, converse com seus pais e parentes próximos (tios e avós) para não causar nenhum constrangimento ou magoa entre eles. É uma decisão importante e deve envolver seus familiares.

Se sua opção foi a mais utilizada no Brasil e você acrescentou ao seu sobrenome o do seu marido no final do seu nome, ou optou por troca-lo complemente, saiba que precisará logo após ao casamento providenciar a troca de alguns documentos como: carteira de motorista, carteira de identidade, passaporte, título de eleitor, CPF. Lembre-se que você também deverá comunicar a troca de nome junto ao Banco que possui conta corrente, na Administradora do seu Cartão de Crédito, no seu seguro do carro, no seu seguro de saúde, na empresa em que você trabalha, etc. Para fazer tudo isso, providencie algumas cópias autenticas da certidão de casamento pois, certamente, deverá enviar uma cópia para cada um deles.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar