A aromaterapia foi oficialmente descoberta no inicio do século passado, na França, pelo químico René-Maurice Gatefossé, após um acidente em seu laboratório, que o óleo essencial de lavanda possui propriedades bactericidas, antisépticas e cicatrizantes, entre muitas outras. A partir deste momento iniciaram-se pesquisas com óleos essenciais de variadas plantas. Não há dúvidas de que os óleos essenciais mais nobres são originários das flores e um dos mais apreciados na aromaterapia e no mundo inteiro é a rosa.

RECEITAS

Sauna Facial
Em uma pequena panela, ferva a água acrescentando cerca de trinta gramas de ervas de hortelã-pimenta, camomila e rosas, deixando em infusão por cinco minutos.
Em seguida, deve-se pingar duas gotas de óleo essencial de rosas ou camomila. Expor a face a estes vapores, cobrindo a cabeça com uma toalha, por cerca de cinco a dez minutos.
Esta infusão, posteriormente, pode ser usada em compressas ou em banho de imersão.

Óleo anti-rugas
Para cada 30ml de óleo de rosa mosqueta (original do Chile), adicionar 5 gotas de óleo de rosas, 10 gotas de óleo de lavanda e 10 gotas de óleo de pau-rosa. Usar na região dos olhos à noite.
Para peles oleosas e acneicas, substituir o óleo de rosa mosqueta por óleo de jojoba.

Banho para Dia da Noiva
Fazer uma mistura com as pétalas de rosas desidratadas (1 xícara de chá);
Duas colheres de sopa de sal grosso desidratado (no forno comum;
Duas gotas de óleo essencial de ylang-ylang;
Cinco gotas de óleo essencial de sândalo.
OBS - Pode-se substituir o ylang-ylang por néroli ou flor de laranjeira, se a noiva estiver histérica.

Preparo
Misturar os óleos no sal grosso e depois nas pétalas. Colocar em um saquinho de voal, fechar com um laço e adicionar na banheira com água quente.
A mesma quantidade de óleos essenciais pode ser usada em 20 ml de óleo de semente de uvas para uma massagem que ativa a libido antes das bodas ou em 10 ml de óleo de jojoba para um perfume natural chiquérrimo.

Para emagrecer
Nada melhor que inalar óleo de rosas misturado com óleo de bergamota, na proporção de uma gota de rosas para nove de bergamota, num lencinho, pois a bergamota é fotosensibizante, queimando a pele na exposição direta ao sol.

OBS - Na perfumaria, é considerado um aroma de nota de base, sendo usado como fixador natural, misturando bem com jasmim, néroli, gerânio, bergamota, lavanda, sálvia esclaréia, sândalo, patchouli, benjoim, cravo, camomila e palmarosa.

Colaboração: Revista Ervas e Plantas


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar